“Schelling desenvolveu sua formação filosófica diante do público. A série de suas obras filosóficas é, ao mesmo tempo, a história de sua formação filosófica e representa sua gradual elevação sobre o princípio fichteano e sobre o conteúdo kantiano, que lhe servem de ponto de partida”.

Hegel

Considerando apenas o vínculo institucional, venho de uma graduação específica e adquiri experiência em pesquisa sobre um objeto entre inúmeros outros a que poderia ter me dedicado, mas apenas a um de cada vez, que se escolhe e delimita em razão de fatores tanto objetivos quanto subjetivos. Para ser mais claro cursei Ciências Sociais na Unicamp, formando-me bacharel em Antropologia. Além disso, produzi uma etnografia cujo trabalho de campo se dedicou à observação da astrologia na cidade de São Paulo, mas cujos aspectos teóricos-metodológicos levaram ao estudo da Filosofia Grega, sendo a sistematização da astrologia já na antiguidade seu produto, da tradição hermenêutica e de antropólogos que manejam conceitos como “sistema classificatório”, “sistema simbólico (ethos + visão de mundo), “cosmologia” (ou “ontologia” em algumas versões).

Neste momento, no mestrado em Filosofia da Universidade de Caldas, minha pesquisa trata da cultura política brasileira quanto à influência nela exercida pelas idéias de Antonio Gramsci.  Apesar das diferenças de área e tema, sigo trabalhando desde a hermenêutica e explorando o conceito de visão de mundo, ainda que remontando às definições elaboradas por Wihelm Dilthey e Martin Heidegger, não as que oferecem os antropólogos.

Através do site, busco algo distinto e muito mais amplo a ambiente em que o pensamento está liberado para expandir sua formação sem reprimir-se sendo permitido que siga sua marcha pelos caminhos com que se depara, desde o mais comum da cultura e da experiência, até os estudos e reflexões mais íntimas. Com tal finalidade, a multiplicidade de temas não deve anular a unidade do pensamento que se forma, atento às suas conexões internas que gradualmente se mostram. Graças à internet, tudo isso se faz em meio à interação com os debates mais acalorados nas redes sociais, a trocas com outros sites e sem excluir, obviamente, o maior alcance para contatos pertencentes ao próprio universo acadêmico.

Bruno Bertolossi de Carvalho

email: brunobertolossidecarvalho@gmail.com